Fechamento Setembro 2017 ( R$72.669,92 // +1,26%)

Olá colegas do blog,
Vamos ao segundo fechamento do mês do meu blog, fiquei decepcionado com o rendimento, a carteira vinha bem na primeira quinzena, com bom rendimento, mas no final devolveu quase tudo e minha renda variável teve um crescimento pífio, frente a alta da bolsa, minhas ações não acompanharam a alta. Vamos aos resultados:


Aporte: R$ 5.625,00

Alterações na carteira: Aumento de posição em MOVI3 e início de posição em TIET11.

Rendimentos:        Ações   0,54%       X       4,88%     IBOVESPA
                              FII         1,97%      X       6,57 %    IFIX
                              RF         2,21 %     X       0,64%     IPCA


Dividendos:  R$ 144,94


Mais um mês que a renda variável ficou abaixo dos seus índices, foi tão ruim que o melhor rendimento foi da renda fixa, mas não me abato, sei que parte da minha carteira é conservadora e a outra ainda não andou, mas vai andar. MOVI3 afundou, mas ainda acredito nos fundamentos da empresa, estou esperando também o avanço de TPIS3, para isso precisa destravar o gatilho do enrolo com o BNDES, outra que está empacada é SAPR4, empresa ainda descontada, com bons fundamentos, boa distribuidora de dividendos, mas sofre com intervenção estatal, nada de avançar também. As demais da minha carteira não preocupam, até o momento.


Abaixo segue minha carteira atualizada de ações, pretendo fechar a carteira com 10 ações. Ainda deve sair dessas TPIS3, as outras por hora permanecerão. O problema está em achar boas ações baratas, a próxima que deve entrar é provável que seja UNIP6, boa empresa com bom preço, devo entrar também com alguma do setor de construção ou EZTC3 ou PTBL3. A carteira de FII não houve mudanças em relação a passada, mas para o mês que vem estou planejando aportes em FII, aguardem!!!



Estou aumentando posição em renda variável nas últimas aplicações, pretendo ficar com 70 a 80% em renda variável, como ainda sou relativamente novo, esse é o momento de ser mais agressivo para buscar melhores rentabilidades.



Patrimônio continua a crescer consistentemente nos últimos meses devido a pomposas aplicações, infelizmente creio que o próximo mês será o último, pois um dos meus contratos de trabalho terminará e consequentemente a renda também, devendo ficar os aportes na faixa de R$2.000!!!





Quanto aos aspectos da vida pessoal, continuei sem me exercitar devido a alta carga de trabalho, cerca de 60 horas  semanais, como em outubro ficarei mais tranquilo, devo recomeçar as corridas.


Mas ainda estarei atarefado pois o casamento está perto e tem vários pormenores que tomam nosso tempo e vou me preparar para uma prova de concurso.

Também estou bolando um novo projeto educacional na minha área de atuação para o ano que vem, vou dar mais enfase no planejamento em dezembro após o concurso para iniciar em janeiro ou mais tardar em fevereiro.


E vida que segue rumo aos cem mil reais!!!

Abraços a todos
 

2 comentários:

  1. Olá FI,

    Seu patrimônio está bom. Parabéns!

    A MOVI3 é nova na bolsa, eu não gosto de me arriscar em IPO. Acho que a RENT3 (localiza) é melhor e já está na bolsa a mais tempo. Claro, é a minha opinião.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma lição que estou aprendendo, é sobre IPO. Quando ouvia dizer pra não entrar em IPO pensei q era um prazo de 3 a 6 meses, mas pelos estudos mais recentes deve-se esperar um tempo maior até ter um bom histórico da empresa. Mas a MOVI3 apesar de ter despencado depois que entrei, acredito no potencial, vou esperr ela engrenar.
    Abraços CI

    ResponderExcluir